quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

INICIATIVA

Olá! Sejam bem vindos!
Talvez hoje, neste momento inicie-se uma carreira promissora. Talvez apenas um passatempo. Ou quem sabe uma ferramenta de auto-conhecimento associada a distribuição gratuita de informação refletida por mim. Vejo que minha mente se inquieta muito frequentemente. Tenho necessidade de dizer e expressar e por muitas vezes esse desejo não é satisfeito. Portanto, me encontro aqui neste espaço a escrever. Hoje não sei o que isso significa. Em algum tempo, ou anos, talvez entenda o real significado disso tudo. Portanto meu tema hoje, o primeiro deles que espero serem muitos é INICIATIVA. Do que se trata a iniciativa. Acho que sempre podemos iniciar nossos papos com definições objetivas e bem claras. Talvez o uso do dicionário preencha estas premissas. Segundo o dicionário Aurélio iniciativa é:
Ação de quem propõe ou faz primeiro alguma coisa: tomar a iniciativa de uma medida. / Qualidade de quem é levado a agir espontaneamente: ter a iniciativa. / Atividade, diligência.
Pois bem, trata-se de um ato de movimento. Movimentar-se primeiro. Ser alguém que segue seus instintos ou intuições e faz algo novo, diferente. Age com espontaneidade. Tem volição, ou seja, desejo de realizar/dizer/fazer/refletir de modo muitas vezes que ninguém teve antes. Na minha opnião trata-se do motor da nossa sociedade moderna. Vejo que em 100 anos evoluímos mais em termos de sociedade do que em qualquer momento da história. E nos últimos 20 aceleradamente mais depressa. Hoje tenho 36 e posso dizer que me sinto as vezes pouco a vontade com pessoas 10 anos mais jovem que trazem no seu DNA comportamental costumes e habilidades que antes não existiam, pela falta de estimulo. Lembro-me com clareza do meu primeiro computador. Um TK3000, linha Apple.....se é que alguém aqui se lembra desse tipo de máquina vai se sentir na idade da pedra. A memória era de 32k, isso mesmo 32k! O drive de "disquete" que mais parecia um disco voador preto e molenga guardava impressiontantes 1,44k! E a diversão era sentar e programar. Não existia mouse ou windows. Era realmente divertido para a época (1985/86) mas tremendamente rudimentar e limitado. Os monitores por sua vez adotavam a cor verde, monocromatica. Mas porque tudo isso? Bem alguém teve a iniciativa de inventar os computadores da linha Apple na época. Um tal de Steve Jobs....E sua iniciativa que a principio parecia sem pretensão e estritamente voltada para os "nerds" da década de 80 gerou uma revolução. Hoje a Apple é a empresa mais valiosa do mundo. E seus produtos inovadores e viciantes. Eu sei disso, pois tenho Iphone, Ipad e Macbook (que uso para escrever esse texto). São de fato produtos excepcionais. Mas não quero me fugir muito do tema. Meu insight segue na direção em que em algum momento uma pessoa a principio chamada de extravagante ou louca criou o computador. Teve uma iniciativa em cima de uma necessidade humana inexplorada naquela magnitude até então. Necessidade hoje comprovada pela assustadora quantidade de produtos eletronicos relacionados a informatica que existem hoje. De fato a iniciativa bem direcionada torna-se arma dos grandes do mundo. E dos grandes que de alguma forma se tornam icones da historia, por tereme feito ou proposto algo que ninguem imaginaria ser possivel ou util. Portanto, iniciativa é a chave inicial para uma vida de realizações. É preciso lutar sempre contra a inércia de permanecermos sempre agindo do mesmo jeito ou tendo as mesmas reações diante do mundo. Eu, por exemplo, escrevo este texto. Pode ser um texto mal escrito ou sem fundamento. Ou que não sirva para muitas pessoas ou para o mundo. Mas serve pelo menos para uma pessoa: para mim mesmo. E essa inciativa já vale o tempo e a energia nova e critava que nessas linhas se criam. O pensamento de uma pessoa sempre tem valor. Independentemente de sua condição social, intelectual ou filosófica. Todos, sem exceção somos passíveis e capazaes de gerarmos iniciativa, primeiro em nós mesmos e depois em terceiros. Não espere alguém te dizer. Não tema o novo. Não acredite naqueles que dizem que voce não pode ou não é capaz. Essas pessoas embotam os "iniciativistas"! Boicotam seus anseios dizendo para não serem/estarem/realizarem. Não seja uma dessas do lado negativo. Torne suas idéias visiveis. Por mais estúpidas que possam parecer. E lembre-se: qualquer movimento feito por um ser humano pode afetar o outro. Por mais insignificante que pareça. Por isso, deixo meu texto em aberto e para o público em geral. Iniciativa é isso. É ter uma idéia e realiza-la. Faze-la sair da teoria e virar prática de alguma forma. Essa é minha mensagem para hoje! Espero que sempre possa dividir e iniciar algo novo por aqui. Todos seram bem vindos, criticos e entusiastas. Não há distinção muito menos regras ou limitações. É um espaço aberto. Portanto, comentários serão bem vindos! Iniciativem-se!!!! Só assim, poderemos de fato evoluir e achar um caminho melhor e mais bonito em nossas vidas!

7 comentários:

  1. vc so esqueceu de citar que depois usamos uma tv coorida pra ter acesso a 16 cores ,e reproduzimos algumas bandeiras de paises que tinhamos em um tipo de album!! Muito trampo e resultado pifio, mas valeu pela sensaçao de vitoria de realizar algo novo!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Adorei o texto ! Parabens , vc escreve muito bem e tem iniciativa !

      Excluir