terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MENTIRA

Olá a todos! Hoje estou de volta a ativa! Depois de uma semana sem novas postagens volto hoje com outra palavra chave. E hoje vou discorrer sobre uma palavra muito presente na vida de todos os humanos, a MENTIRA. Bem a mentira a principio trata-se de uma mecanismo, uma ação que evita o conhecimento de outra pessoa de fato relevante ou comprometedor. Pelo menos é assim na maioria das vezes. Em alguns casos acredito que ocorra por motivos bons e para preservar as pessoas mas no meu entender são estas raras exceções. E porque as pessoas mentem? Porque temem tanto em enfrentar a verdade na frente daqueles com quem convivem, e muitas vezes, na frente daqueles que dizem amar e respeitar. Muito simples. Pelo menos para minha humilde pessoa. Trata-se de não aceitação. Da falta de coragem de se mostrar do jeito que é. Na maioria das vezes mentimos para preservar nosso conforto e evitar discordias com outras pessoas. O que tenho observado e constatado é que as pessoas não se aceitam. Não procuram olhar para si e se auto analisarem friamente e profundamente. Recusam-se a encarar o seu eu verdadeiro e deixam seu Ego tomar conta de sua vida. São pessoas que tem aparência de inofensivas e as vezes até mesmo bem intencionadas, mas que no fundo guardam de todos, através das mentiras, suas verdadeiras intenções e seus verdadeiros valores. Pessoas mentirosas sobem na vida. Isso infelizmente é um fato. Abrem caminho na boa fé daqueles que diferentemente agem de boa índole com carater e integridade. Pessoas que assumem posturas e as mantem mesmo nas adversidades dificilmente conseguem mentir, pois a manutenção de seus valores primordiais é de mais valor que uma conquista, seja ela qual for. Porém o mentiroso se arma exatamente ai. Se aproveita de seus interesses não revelados e se mostra não como é de verdade, mas como quer ser enxergado na busca pelo que realmente quer, o que invariavelmente se baseia em fatos mentirosos, e acaba atingindo as pessoas bem intencionadas. Não estou aqui pregando a extinção da mentira, mesmo porque em nossa sociedade ela se faz necessária, e também porque as vezes também minto e assumo (hipocrisia é um traço peculiar do mentiroso profissional mas não do eventual). O que quero passar aqui é que devemos sempre tentar ao máximo evitar a mentira, principalmente com pessoas chave. Isso só adia o que sempre também acaba ocorrendo uma hora ou outra: o aparecimento da verdade. E ai o mentiroso se derrete, sai correndo, não tem coragem de encarar a pessoa que mentiu, mas pior do que isso, não consegue encarar a si mesmo. Levará consigo o sentimento que todos sabemos ser ruim. Quem já foi pego numa mentira sabe do que falo. Bate aquela vergonha irremediavel. Queremos sumir, fingir que não somos seres humanos e temos discernimento o suficiente para não fazermos tal coisa. O interessante é que o mentiroso em geral só muda seus alvos. Enquanto consegue seus objetivos, vai mudando sua metralhadora de enganar e sair pela tangente a fim de obter o máximo de proveito com o minimo de esforco. Se esquece que antes de enganar aos outros esta enganando a si proprio. Esta é a pior mentira que alguém pode contar. Aquela que se faz enganar. Essa só tem um alvo: o próprio mentiroso. Portanto, chega o momento em que devemos concluir. A mentira na nossa sociedade talvez jamais sumirá por completo. Será ainda objeto de muitas brigas, confusões e desentendimentos entre as pessoas, inclusive e se não mais frequentemente daquelas próximas a nós (interessante que mentimos mesmo para nossos familiares.....) E então o que se faz necessário é uma revisão dos valores pessoais de cada um. O quanto voce se assume como é a fim de ter que se mostrar menos como uma mascara mas sim como uma pessoa autentica e centrada em seus valores profundos diante das mais diversas atitudes na vida. Vou encerrar com uma historinha. Quando era crianca uma vez fui a um supermercado com minha mae. Estavamos no caixa e vi um bombom de prestigio logo abaixo de onde passamos as compras. Peguei e enfiei no bolso. Horas mais tarde, minha mae me viu comendo o tal do bombom. Me perguntou "onde voce pegou esse bombom?". Eu disse "achei no chão" (não adianta quem não sabe mentir quase sempre inventa uma desculpa sem pé nem cabeça). Minha mãe logicamente pescou a mentira e me disse "Voce pegou no supermercado né?" e eu disse, "sim é". Pois bem 5 minutos depois minha mãe me deu o dinheiro do bombom na mão, mandou eu voltar ao supermercado sozinho, dizer ao caixa que tinha pego o bombom e não tinha pago e que tinha voltado para pedir desculpa e pagar pelo bombom. Nunca esqueci desse pequeno fato na minha vida que me guiou e me guia até hoje nas decisões sobre mentir ou não. É certo que a verdade sempre prevalece sobre a mentira, até mesmo energeticamente falando, o que é uma vantagem. E hoje sei que mentir, pelo menos nos momentos mais cruciais e decisivos é a pior saída. É na verdade a entrada para algo que vai uma hora acabar sem saída e aí nada mais poderá ser feito. Falem a verdade. Por mais que seja dificil ou doído, e deixem a mentira para aqueles que voce sabe que também mentem para voce, mas com os quais infelizmente voce tem que conviver......

Nenhum comentário:

Postar um comentário